Sou mineira, daquelas que não funciona sem café. Formei-me historiadora – influenciada pelo pai – movimentando entre universidades em busca de respostas para inquietações sobre a luta das mulheres. Graduei-me na Universidade Federal de Viçosa, onde iniciei os estudos sobre as mulheres na imprensa. Tornei-me mestra na Universidade de São Paulo. O Doutorado foi desenvolvido na Universidade Federal de Minas Gerais, onde os horizontes latino-americanos se abriram nas pesquisas. Finquei morada no norte de Minas. Atuo na graduação e pós-graduação na Universidade Estadual de Montes Claros, sou uma das coordenadoras do Grupo de Pesquisa e Estudos Gênero e Violência e do Cursinho Popular Darcy Ribeiro/Rede Emancipa. Apaixonada pela natureza e por livros, boto fé na educação como ato político e transformador! Sou colaboradora do perfil @mulheresdeescrita, resenhando com e sobre mulheres pela certeza que a revolução será feminista!
Graduanda do 6° período em História. Em seus estudos e pesquisas foca em olhar para região do Norte de Minas Gerais, seu local de residência, estudo e futura atuação profissional, e que, historicamente, conta com a forte presença cultural, social, econômica e política de comunidades quilombolas e comunidades tradicionais de terreiro. A partir do Emancipa, por meio das aulas gratuitas, objetiva-se democratizar a educação. E por meio das aulas de História, em consonância, com os temas mais recorrentes nas provas dos vestibulares, busca levar reflexões e problematizações a respeito dos processos históricos.
Graduada em Direito
Pós graduada em Direito Processual, Direito Ambiental. Direito Tributário e Direito Digital.
Mestre em Direito Constitucional
Professora no curso de Direito da UNIMONTES.
Licenciada em História pela Universidade Estadual de Montes-Claros (Unimontes) e Mestre em História Social pela mesma instituição. Pesquisadora do grupo de pesquisa em estudos de gênero e violência GPEG/ Unimontes e do grupo de pesquisa Projetah- História das Mulheres, gênero, imagens, sertões.
Possui doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), pesquisando as disputas políticas na imprensa durante o processo da abolição da escravidão no Brasil. É servidor público da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), atuando como professor de História na Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro, em Montes Claros. É integrante do Centro de Referência em Educação Popular com enfoque em Gênero e Relações Étnico-Raciais (CERPOPULAR/Unimontes) e do Grupo de Pesquisa e Estudos Gênero e Violência (GPEG/Unimontes). Atualmente, tem desenvolvido pesquisas envolvendo os seguintes temas: Teoria da História, Educação popular, Cultura hip hop, Ensino de História e Relações étnico-raciais e de gênero.
Vitor é professor de física da Unimontes, tem formação de mestrado na área de física-matemática pela UFMG e atualmente trabalha com ensino de astronomia e pesquisa astronomia cultural. Também tem interesse em ensino de xadrez e educação ambiental.
Meu nome é Igor Veloso, tenho 25 anos. Atualmente sou professor do estado e também atuo como artista independente. Pós-graduado em Artes Visuais. Professor do cursinho popular Emancipa Dona Bela.
Psicólogo e doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), com estágio pós-doutoral na Freie Universität Berlin. É professor do Departamento de Educação e dos programas de pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Social da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Fundador e membro do (In)Serto – Núcleo pela diversidade sexual e de gênero da Unimontes. Pesquisador membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Gênero e Violência (GEPEG – Unimontes)
Tenho doutorado em Serviço Social pela Unesp e Pós doutorado em Sociologia pela UNL. Docente no curso de Serviço Social e PPGDS, interesses de pesquisa na área de movimentos sociais, cultura e politica.
Fundador da: “Escola” de Direito Agrariambiental e da Jusdiversidade
Rosana de Jesus, professora de História do Ensino básico técnico e tecnológico no IFNMG, Campus Salinas, doutora história com ênfase em relações de gênero e raciais. Natural de Montes Claros, mãe de uma criança de 4 anos.
Professora de história pela UFVJM, mestranda em História Social – PPGH Unimontes
Sou bolsista da FAPEMIG e desenvolvo uma pesquisa voltada às questões étnico-raciais e de gênero na educação básica, a partir da literatura.
Dedico-me ao estudo na área de História, com ênfase em História Social, principalmente nos temas referentes à cidade, patrimônio cultural/documental e memória desde a graduação ao doutorado. De 2015 até o momento, venho pesquisando educação popular, em especial Educação de Jovens e Adultos, lidando com histórias de vida de professoras e estudantes, aliando aos debates de gênero e relações étnico-raciais. Esses novos interesses surgiram com a participação nos Grupos de Pesquisa e Estudos “Gênero e Violência” da Unimontes e “Direitos humanos, violência de Gênero e Identidades, violência de Gênero e Identidades” da Funorte que me levaram ao pós-doutorado em Educação. Atualmente, o pós-doutorado em Ciência da Informação me direciona para estudar mulheres, arquivos e memórias. Estou aprendendo o tempo todo com minhas colegas de trabalho, estudantes/orientand@s e as pessoas a minha volta, em especial as mulheres.
Possui graduação em historia pela Universidade Estadual de Montes Claros (2009), mestrado e doutorado em Programa de Pós-Graduação em História Social – UFU pela Universidade Federal de Uberlândia (2012 – 2021). É professor do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, IFNMG- Campus Pirapora. Professor no curso de pós-graduação Lato Sensu em Educação para Relações Étnico Raciais no IFMG- Campus Bambuí. Atualmente é presidente do Núcleo de Estudos afro-brasileiros e indígenas do IFNMG- NEABI/IFNMG e Membro convidado da Conneq ( Conselho Nacional de Educação Escolar Quilombola) e coordenador Institucional do Programa Parfor Equidade. Dedica-se à pesquisas nas áreas de História e Religiosidade, Cultura popular, Relações Étnico raciais, educação quilombola e Comunidades quilombolas no Norte de Minas Gerais
Gosto de me dedicar aos estudos sobre o corpo, aos atravessamentos nos campos da saúde junto dos direitos humanos sob o aparato das ciências humanas. Em particular, me dedico no campo da Sociologia com os estudos feministas visando uma intensa autocrítica que proporcione a descolonização. Assim, sou parte do que denominamos popular, com vista a liberdade, para que sejamos pessoas povoadas de desejos para uma boa vida com afetos alegres! Componho o Grupo de Estudos e Pesquisa Gênero e Violência, o (In)Serto – Núcleo pela Diversidade Sexual e de Gênero, ambos vinculados a Unimontes, e o comitê de pesquisa Gênero e Sexualidade da Sociedade Brasileira de Sociologia.”
Sou graduado em História, atualmente faço parte do Programa de Pós-Graduação em História da Unimontes, e componho também, este centro de referência. Acredito no poder que a educação tem de transformar vidas, e com certeza, a educação popular é uma forte ferramenta para isso
Sou o prof. Leandro de Aquino Mendes, graduado em História pela Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes e mestre em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia. Professor de História no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, Campus Januária, colaborei na criação do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão Afro-brasileiros e Indígena – NEABI, núcleo este que presidi durante seis anos e continuo como membro. No IFNMG Campus Januária, também atuei na implantação das bancas de heteroidentificação, em atendimento ao efetivo cumprimento da lei 12711/12. Desde a criação do Neabi campus Januária, tenho procurado atuar em projetos que tenham como objetivo a discussão das relações étnico-raciais no Brasil, assim como a valorização da cultura afro-brasileira e indígena, entendendo tais ações como um modo educacional de envolvimento e comprometimento na luta antirracista.”
Atuo na área de História, com ênfase em História do Brasil, principalmente nos seguintes temas: história das mulheres, gênero, feminismo, violência de gênero, sexualidade, representações femininas, literatura de autoria feminina. Sou autora dos livros: A invenção da solteirona: conjugalidade moderna e terror moral (1890-1948); Lugar e Trecho: Migrações, gênero e reciprocidade no Médio Jequitinhonha (2004), e organizei livros como: Mulheres, violência e Justiça no norte de Minas (2011); História das Mulheres e do gênero em Minas Gerais (2015); Gênero, insubmissão e violência (2016); Sexualidades Insubmissas (2022). “
“Tenho dedicado a minha vida ao trabalho com os povos indígenas – e outros povos e comunidades tradicionais – e à Educação, também a escolar. Inclusive, meus esforços também tem sido para a entrada dos povos tradicionais na universidade, bem como dos seus Regimes de Conhecimento. Nesse caminho, tenho me dedicado à defesa da Educação Popular, à defesa dos Movimentos Sociais como Educadores, e da Educação Indígena e Quilombola, bem como à defesa da “realização” da lei 11645/08 nas escolas. Por isso, estou como um dos coordenadores do GDECO-ETNOPO (Grupo de Pesquisa para uma Educação Decolonial PluriEtnoPopular), e tenho orientado e trabalhado com mestrandes dos povos e comunidades tradicionais, e dos movimentos sociais. Transito entre a Antropologia, a Educação, a História, a Filosofia, o pensamento Decolonial e as Ciências da Religião, minhas áreas também de “formação”. Estou diretor do sindicato dos professores(as) da Unimontes.”
Kátia Borges. Norte mineira, feminista, Doutora em História (UFJF), Mestra em Desenvolvimento Social (PPGDS/ Unimontes), Graduada em História (Unimontes). Desenvolve pesquisas nas áreas de história das mulheres, mundos do trabalho, gênero, poder e instituições. É autoras dos livros ” Fiar, tecer e rezar: a história das mulheres na Fábrica de Tecidos do Biribiri ” (2022) e Santa, esposa-mãe e professora (2013). Atualmente é professora designada do Departamento de História da Unimontes e é integrante dos Projetos: “Centro de Referência em Educação Popular com Enfoque em Gênero e Relações Étnico-Raciais” e “Escola em movimento: educação para a diversidade e o protagonismo estudantil”.
Sou Gabriel Fernandes, atualmente acadêmico do 6° período de Pedagogia e do 6° período de Letras Português, faço parte do grupo de pesquisa Cerpopular, faço aniversário no dia 07/04/2024.
“Sou Ivete Almeida, Bacharel, Mestre e Doutora em História Social, pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Instituto de História na Universidade Federal de Uberlândia, pesquisadora associada do NEAB-UFU, coordenadora do Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché e líder do Grupo de Pesquisa “Estudos Negros”. Desenvolvo projetos na área das visualidades, imagens de controle, relações étnico-raciais, cultura afro-brasileira e culturas e histórias africanas. Atuando e trabalhando pela desconstrução das estruturas da colonialidade e pela construção de uma educação antirracista.”
Meu nome é Laura Damaso, sou estudante de Psicologia na Unifipmoc, atualmente cursando o 6º período.Faço parte do Cognitive-se – Grupo de Estudos em Teoria Cognitivo Comportamental, também na Unifipmoc. Estou na equipe Cerpopular como bolsista desde 2023,e já estive como bolsista de iniciação científica em Arquivos Escolares em 2019.
Graduanda do 8° período em Letras: Língua Portuguesa com domínio de Libras pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Em seguida, atuou como bolsista de extensão do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB) da UFU. Atualmente, atua nesse centro de referência como bolsista de pesquisa sob financiamento da FAPEMIG. Além disso, participa como integrante da Coordenação de Assuntos Estudantis do NEAB da UFU. Ademais, atua como avaliadora nas bancas de heteroidentificação da UFU que objetiva verificar a veracidade de candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas ou quilombolas – PPIQ para ingressarem na graduação.
Professor doutor do departamento de história da Unimontes, coordenador do campus São Francisco, atua no Cursinho Pré-vestibular do Emancipa Opará em São Francisco, trabalha na UNIMONTES com disciplinas de História e Direitos Humanos e História do Brasil República.
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), estando vinculada ao Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais desta universidade. Dedica-se, em particular, ao trabalho com formação de professores e a estudos que envolvem, especialmente, a educação e a diversidade.
Mineira, militante social, doutoranda no Programa de pós-graduação Ciencias en Ecología y Desarrollo Sustentable, no El Colegio de la Frontera Sur, México, com cotutela do Programa de pós-graduação em Sociologia da Universidade Estadual do Ceará. Mestre em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017). Atua nas áreas de desenvolvimento territorial, movimentos sociais do campo, comunidades tradicionais, assentamentos rurais e patrimônio cultural
Mestrado em Educação. Mora em Montes Claros (MG) – PROFESSOR DE EDUCAÇÃO superior João Olímpio Soares dos Reis Graduado em Pedagogia com Habilitação em Orientação Educacional pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora – CES/JF – MG. – Pós-graduação Latu Sensu Especialização – Ciências Sociais – UNIMONTES. Pós-graduação Latu Sensu/Especialização – Ensino Religioso – (PUC-MG). Pós-graduação Latu Sensu Especialização Educação a Distância – UNIMONTES; e Psicologia Clínica pela Universidade de Anhanguera. Pós-graduação Strictu Sensu Mestrado – Ciências da Educação pelo Instituto Superior Pedagógico Enrique José Varona (ISPEJV), Habana, Cuba. Doutorando em Educação pela Universidade de Brasília – UnB. Professor adjunto do Departamento de Educação – Disciplinas Psicologia da Educação e Filosofia da Educação. Tutor Virtual no Curso de Pedagogia -EaD/CEAD – UNIMONTES.